Domingo, 22 de Junho de 2025
16°C 29°C
Ipatinga, MG
Publicidade

Saiba onde pedir ajuda sempre que se deparar com animais nas ruas ou em situação de maus tratos

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) informa que, em seu atendimento eletrônico, há uma aba específica para que sejam denunciadas situações de ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
16/05/2025 às 15h19
Saiba onde pedir ajuda sempre que se deparar com animais nas ruas ou em situação de maus tratos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) informa que, em seu atendimento eletrônico, há uma aba específica para que sejam denunciadas situações de maus tratos a animais. Para tanto, basta entrar em contato, via Whats App, pelo 66 99927 2611, sempre que se deparar com animais em situação de cárcere, privação de alimentos e água, agressão a animais e abandono. Estes casos de denúncias ao NIF são aqueles em que o tutor do animal está sendo negligente em seus cuidados com o animal.

E quando o problema for um animal solto na rua, bravo e apresentando risco à população, a orientação é acionar os Bombeiros, via 193, dado que estes profissionais que têm o preparo necessário para conter o animal.

Já nos casos de cachorros soltos na rua, filhotes abandonados,  animais doentes ou acidentados nas vias, o correto é entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), pelo 3545 8353, de segunda à sexta, das 7h às 17h.

A Sama ressalta que o Abrigo Municipal de Cães e Gatos está superlotado, não sendo possível recolher mais animais, que são agora encaminhados a entidades não governamentais (ongs) que têm parceria com a Prefeitura.

Ao mesmo tempo, a Sama promove feiras de adoção duas vezes por semana, às terças e quintas à tarde, em frente ao Quartel dos Bombeiros, para estimular a adoção responsável e assim liberar espaço.

  • Texto: Nádia Mastella

    Fotos: Arquivo Decom

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários