Terça, 08 de Julho de 2025
12°C 26°C
Ipatinga, MG
Publicidade

Lenda do Breaking: B-boy Luizin reencontra Lilou em festival capixaba e brilha na produção

Dançarino de Ipatinga atua como produtor e instrutor, reforçando a cultura hip-hop em evento que reuniu grandes nomes nacionais e internacionais.

Redação
Por: Redação Fonte: https://portalgenesis.net.br/
27/05/2025 às 14h18
Lenda do Breaking: B-boy Luizin reencontra Lilou em festival capixaba e brilha na produção
B-Girl Thaisinha, B-Boy Luizin e Lilou durante o Espírito Battle 2025. Foto: @carvalhofotografo

Vila Velha/ES, 27 de maio de 2025 – O dançarino, produtor cultural e jornalista Wesley Luiz Costa Ribeiro, o B-boy Luizin, voltou a se encontrar com uma das maiores lendas vivas do breaking: o francês Lilou, bicampeão mundial e ex-dançarino da cantora Madonna. O reencontro aconteceu durante o Espírito Battle 2025, evento realizado nos dias 17 e 18 de maio na Praça CEU de Ilha das Flores, em Vila Velha (ES), que se consolida como um dos maiores festivais de cultura urbana do Espírito Santo.

 

Natural de Governador Valadares e criado em Ipatinga (MG), no Vale do Aço, Luizin participou pela segunda vez de um workshop com Lilou — o primeiro encontro foi em 2023, durante o evento Breaking do Verão, no Rio de Janeiro. Desta vez, além de aluno, Luizin também atuou como produtor e foi o responsável pela gestão de mídias sociais do festival, contribuindo diretamente para sua visibilidade e sucesso.

 

“O Lilou é mais do que um campeão — ele é um símbolo de resistência e excelência dentro da cultura hip-hop. Poder aprender com ele novamente, e ainda colaborar na produção de um evento dessa magnitude, é um privilégio e uma missão que levo com muito respeito”, destaca Luizin.

 

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, o Espírito Battle 2025 reuniu nomes nacionais e internacionais do breaking, como Pelezinho, Thaisinha, MC Stal e artistas capixabas como MC Afari, além de crews locais. A programação contou com batalhas, workshops, rodas de conversa e o Espaço Batalhinha, voltado ao público infantil.

 

Durante o evento, Luizin também participou da roda de conversa “Cultura Hip Hop e Mercado de Trabalho” , promovida com nomes como DJ MF, MC B-boy Stall, B-boy Pelezinho, B-girl Thaisinha e B-boy Endrigo . A atividade teve foco na troca entre artistas, instrutores e o público sobre os desafios e oportunidades de profissionalização dentro da cultura hip-hop. “É fundamental debater como a cultura hip-hop pode ser sustentável e gerar oportunidades reais, principalmente para as juventudes das periferias”, comentou Luizin após a roda.

 

Luizin atua desde 2006 como instrutor de breaking e popping, iniciando sua trajetória no projeto Art&Vida, no bairro Vila Celeste, em Ipatinga. Como jornalista (MTB 0023749/MG) e produtor cultural, articula ações que unem dança, comunicação e impacto social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários