Terça, 08 de Julho de 2025
12°C 26°C
Ipatinga, MG
Publicidade

Copasa terá que devolver em dobro cobrança de esgoto feita desde 2021 em Santana do Paraíso

Além da devolução, empresa deverá aplicar desconto de 50% na tarifa

Redação
Por: Redação Fonte: https://portalgenesis.net.br/
05/06/2025 às 18h21
Copasa terá que devolver em dobro cobrança de esgoto feita desde 2021 em Santana do Paraíso
Foto: Reprodução

SANTANA DO PARAÍSO-MG – Uma importante vitória para os moradores de Santana do Paraíso. A Justiça deu decisão favorável à Prefeitura do município em uma ação movida contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e a Agência Reguladora de Saneamento (ARSAE-MG), reconhecendo que a cobrança da tarifa integral de esgoto na cidade foi irregular.

De acordo com a sentença, a COPASA deverá aplicar um desconto de 50% na tarifa de esgoto cobrada no município e, o mais importante, devolver em dobro os valores cobrados a mais dos consumidores desde agosto de 2021.

Entenda a Cobrança Indevida

Desde agosto de 2021, os moradores de Santana do Paraíso pagavam 74% do valor da conta de água como tarifa de esgoto, conforme estabelecido pela Resolução ARSAE nº 154/2021. No entanto, à época da aplicação da resolução, o município não possuía uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em operação, uma condição essencial prevista no contrato entre a Prefeitura e a COPASA para que a tarifa completa pudesse ser cobrada.

“Quando essa cobrança começou lá em 2021, a gente tentou resolver direto com a Copasa e com a ARSAE, mas não tivemos retorno. Por isso, entramos com uma ação na Justiça. Agora saiu a decisão e a Copasa vai ter que reduzir a tarifa de esgoto em 50% e devolver, em dobro, tudo o que foi cobrado a mais desde então. A Prefeitura vai continuar acompanhando tudo de perto, até o fim do processo, para garantir o que é direito da população”, afirmou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.

Detalhes da Decisão Judicial

A Justiça entendeu que a cobrança integral da tarifa contrariou o contrato firmado e determinou que a COPASA cesse a aplicação do valor cheio. A empresa também foi condenada a restituir os valores cobrados a mais, com correção monetária e juros, desde o início da cobrança com base na resolução da agência estadual.

Apesar de a decisão judicial ainda caber recurso, o prefeito Bruno Morato assegurou que o município lutará até a última instância para garantir o direito de todos os paraisenses e que a população seja devidamente ressarcida.

Essa decisão representa um alívio financeiro significativo para os moradores de Santana do Paraíso. Você ou alguém que conhece foi afetado por essa cobrança indevida?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários