Domingo, 22 de Junho de 2025
16°C 29°C
Ipatinga, MG
Publicidade

Timóteo se credencia para receber o projeto Minas Urbano

Iniciativa do governo estadual visa a promoção dos valores e princípios que regem o esporte, por meio de arenas itinerantes para clínicas de iniciação esportiva.

Redação
Por: Redação Fonte: https://portalgenesis.net.br/
09/06/2025 às 17h55
Timóteo se credencia para receber o projeto Minas Urbano
Foto: PMT

O município de Timóteo participou, no início da última semana, em Belo Horizonte, do lançamento do projeto Minas Urbano, que trata de uma iniciativa do governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar, e possui como objetivo um processo educativo que respeita a coletividade e a individualidade dos participantes, além da promoção dos Esportes Urbanos.

 

Segundo Ulisses Maragon, subsecretário de Cultura, Esporte e Lazer, o projeto contará com uma arena, que ficará montada por 30 dias, para clínicas de iniciação esportiva, para uma experiência para o público aspirante a atletas dos esportes urbanos. Serão ofertadas as seguintes modalidades: Basquete 3x3, Escalada, Breaking, BMX, Skate, Basquete 1x1 e Futebol de rua. A previsão é de que a arena tenha capacidade de atender até 2000 pessoas diariamente.

 

Ao longo do projeto, diversas cidades do Estado de Minas Gerais serão contempladas. A logística será dividida em quatro regiões e a primeira etapa se inicia neste mês e vai até dezembro deste ano.

 

A grande expectativa do projeto gira entorno das arenas que serão erguidas nos municípios participantes do Minas Urbano e que, consequentemente, farão parte da paisagem do município de Timóteo. A arena itinerante irá atender cada cidade, adaptada com pequenas alterações para se adequar ao espaço de montagem. A estrutura terá até 200 lugares em arquibancada, estrutura para prática de Basquete 3x3, skate/BMX, futebol x1 ou x2, escalada e breakdance. Embora adaptações sejam necessárias, todas seguirão o mesmo projeto de referência.

 

Nas clínicas de basquete urbano, os participantes serão imersos em um estilo de jogo que combina habilidade, agilidade e trabalho em equipe. As clínicas proporcionam não apenas uma introdução às regras do basquete 3x3 e basquete 1x1, mas também um espaço para desenvolver habilidades específicas necessárias para esse formato rápido e intenso. Ao todo, são esperados atender 240.000 jovens. Para as clinicas, a arena será montada em cada uma das cidades e será o foco de todo o atendimento.

 

O Minas Urbano, além dos atendimentos a serem feitos, deixará um legado em cada cidade, como a revitalização (pintura) de uma quadra de esportes, a ser definida em parceria entre o projeto e a Prefeitura, de forma a manter a cultura dos esportes urbanos.

 

De acordo com Ulisses Maragon, o Minas Urbano especifica algumas responsabilidades para as Prefeituras, dentre elas: fazer a cessão do espaço para montagem da arena; fazer a cessão de uso dos espaços públicos; fornecer água e energia elétrica para a estrutura do evento; fornecer segurança para o local de montagem do material durante a estada na cidade; fornecer ambulância de apoio para prática esportiva e apoiar na relação do projeto com as escolas da cidade.

 

“Voltamos para Timóteo entusiasmados e já preparando todas as diretrizes, que competem à Administração Municipal, para que Timóteo receba toda a estrutura do projeto e, consequentemente, fortaleça as iniciativas esportivas da nossa cidade, contribuindo para a formação de atletas e também para o desenvolvimento social de crianças e jovens”, reforçou o subsecretário de Cultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários