Domingo, 22 de Junho de 2025
16°C 29°C
Ipatinga, MG
Publicidade

Sesapi adquire pulverizadores costais motorizados para controle do Aedes aegypti

A Secretaria da Saúde (Sesapi) adquiriu dez pulverizadores costais motorizados, no valor de R$ 39.800,00, para serem utilizados no controle das arb...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
11/06/2025 às 12h46
Sesapi adquire pulverizadores costais motorizados para controle do Aedes aegypti
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi) adquiriu dez pulverizadores costais motorizados, no valor de R$ 39.800,00, para serem utilizados no controle das arboviroses nas Regionais de Saúde do Piauí. Os equipamentos serão empregados na aplicação de inseticidas destinados ao combate do mosquito Aedes aegypti em ambientes externos aos domicílios.

“Essas ações contribuem para o controle das arboviroses, reduzindo a proliferação dos mosquitos adultos e, consequentemente, a incidência de casos humanos de dengue, zika e chikungunya. Essa é mais uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Sesapi, para melhorar a saúde da nossa população”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os pulverizadores costais motorizados, também conhecidos como bombas UBV (Ultra Baixo Volume), são utilizados para aplicar inseticidas em áreas com presença detectada do mosquito, bloqueando sua proliferação. “Elas funcionam como pulverizadores que liberam o inseticida em partículas finas, atingindo os mosquitos e interrompendo o ciclo de transmissão das doenças”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana.

Os equipamentos serão destinados às regionais de saúde de Parnaíba, Piripiri, Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí e Teresina. “Os municípios que necessitarem dos equipamentos devem fazer a solicitação por meio de ofício à sua respectiva regional de saúde, que disponibilizará os pulverizadores e o apoio técnico necessário para sua utilização”, lembra Leila Santos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários