Em mais uma iniciativa para valorizar o patrimônio cultural de Ipatinga, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Francisco Xavier (CSFX) participaram de uma visita guiada aos bens tombados e preservados na área rural do Ipaneminha. A ação, realizada nesta quarta-feira (9), faz parte do projeto "Encantos e Encontros Culturais", que busca despertar nos estudantes a importância de preservar a história e as tradições da cidade.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a rica história e cultura do Ipaneminha, explorando locais como o Museu do Congado e participando de apresentações artísticas como o cortejo do Congado Mirim. A experiência proporcionou aos estudantes um contato direto com o patrimônio local, despertando a curiosidade e o interesse pela história da cidade.
Segundo a professora Rosane Souza Ramos Alves, a visita faz parte do ciclo de alfabetização e reforça a importância da educação patrimonial para o desenvolvimento da cidadania. "O trabalho está relacionado às disciplinas de História, Geografia e Ciências e é realizado durante todo o ano letivo", explicou a professora.
A estudante Alice Pataro, de 9 anos, ficou encantada com a experiência. "Confesso que não sabia das histórias que estou tendo a oportunidade de ouvir e ver com esse trabalho de escola. A lição que levo pra casa é a certeza de que Ipatinga é uma cidade boa pra gente viver e que temos mais patrimônios e áreas verdes do que muita gente imagina", observou.
O projeto "Encantos e Encontros Culturais" é uma iniciativa da Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai), a Escola Municipal Professor Mário Casassanta e o projeto CircoArte. O objetivo é levar à comunidade escolar conceitos de patrimônio material e imaterial, bens tombados e inventariados.
O diretor de Cultura da Semcel, Wanderson Leandro, destacou a importância da ação para sensibilizar os alunos sobre a riqueza e o valor histórico dos bens patrimoniais da região. "A ação evidencia o compromisso do governo municipal em proteger e manter vivas as tradições e memórias do Ipaneminha", afirmou.
O projeto terá seu encerramento no dia 14 de novembro, no teatro do Centro Cultural Usiminas no Shopping Vale do Aço, com uma apresentação artística que contará com música, coreografia e teatro, preparada pelos próprios alunos.
Mín. 22° Máx. 32°