Entre seis da manhã da última sexta-feira (25) e seis da manhã desta segunda-feira (28) Ipatinga experimentou mais um grande volume de chuvas. Foram 80mm de precipitação pluviométrica no município. Os bairros Limoeiro, Bom Jardim, Bethânia e Canaã foram os mais atingidos.
As tempestades em curto período de tempo causaram pequenas inundações em algumas vias, enxurrada forte nas partes altas e a queda de duas árvores em vias da cidade. Houve carreamento de lama em ruas do Ideal, Caravelas, Forquilha, Vagalume e Barra Alegre, requerendo a mobilização de trabalhadores, máquinas e caminhões.
A Defesa Civil está de prontidão e continua monitorando todas as áreas de risco, tendo em vista as previsões de continuidade do tempo instável nesta semana que se inicia. Contudo, até o momento não houve registro de ocorrências graves.
O trabalho preventivo realizado pela prefeitura ao longo do ano e especialmente após o período eleitoral teve resultados positivos até o momento. O destaque é a limpeza de bueiros, que evitou inúmeros alagamentos, e a limpeza das galerias de ribeirões, que possibilitou o escoamento da cheia sem nenhuma intercorrência.
Nos locais onde houve transtornos quanto à falta de vazão as equipes encontraram grande quantidade de resídulos domésticos e comerciais, o que sinaliza a necessidade de um cuidado especial com o descarte de lixo na cidade. De acordo com a PMI, é muito importante o apoio e colaboração da comunidade no descarte correto do lixo, principalmete respeitando os dias e horários de coleta.
A prefeitura mantém três equipes de plantão para ações emergenciais. O serviço de tapa-buracos acontece simultaneamente à limpeza das vias prejudicadas pelo acúmulo de barro e areia. A prefeitura solicita aos moradores que sofrerem qualquer impacto das chuvas que entrem em contato imediato com a Defesa Civil: 3829-8181. Na hipótese de qualquer risco à vida, a recomendação é deixar imediatamente o local, pedir ajuda e solicitar a presença da Defesa Civil.
Mín. 19° Máx. 28°