Coronel Fabriciano – Na manhã desta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Coronel Fabriciano realizou a entrega de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) aos moradores da cidade. Localizada na Rua Dezenove, no bairro Silvio Pereira II, a nova UBS, que leva o nome de Walter Lopes Soares, foi construída com o objetivo de fortalecer e ampliar a atenção básica na região, beneficiando cerca de 5 mil moradores dos bairros Silvio Pereira II, São Vicente e Residencial Buritis.
O prefeito Dr. Marcos Vinicius destacou a importância da obra, explicando que a unidade já está em funcionamento há três meses, mas sua inauguração oficial foi adiada devido ao período eleitoral. “Estamos aqui hoje em respeito ao Walter, o Waltinho da Saúde, e sua família. Ainda neste mês, vamos inaugurar a UBS do Manoel Maia, que passará a ter sede própria, deixando o imóvel alugado onde funciona atualmente”, comentou o prefeito.
Com um investimento total de R$ 1,4 milhão em recursos próprios e mais R$ 1 milhão em equipamentos, a UBS se destaca pela infraestrutura e pelo acolhimento humanizado no atendimento. A unidade conta com 272 m² de área construída e inclui 6 consultórios, sendo um odontológico, além de farmácia, salas de vacina, curativo e medicação.
Ricardo Cacau, Secretário de Governança da Saúde, reforçou a importância de fortalecer a atenção básica como porta de entrada do sistema de saúde pública. “Com a entrega dessa obra, conseguimos trazer mais humanização no atendimento da Unidade de Saúde”, afirmou.
A nova UBS já recebeu elogios da comunidade. João Garcia, morador do Silvio Pereira II desde 1993, comemorou a entrega. “A Gestão Novos Tempos está de parabéns. Precisávamos muito dessa unidade, que vem se somar às melhorias do bairro, como ruas pavimentadas, creche, escola, quadra e praça. Somos privilegiados”, disse.
A UBS foi nomeada em homenagem a Walter Lopes Soares, através da Lei Municipal nº 3.400/2023. Conhecido como "Waltinho", ele nasceu em Itabirinha de Mantena e, ainda na infância, mudou-se para Coronel Fabriciano. Atuante no comércio local e em várias empresas, Waltinho enfrentou a encefalite em 1984, o que resultou em aposentadoria por invalidez. No entanto, ele se dedicou ao trabalho voluntário, destacando-se como conselheiro da ADEFIVA e co-fundador da Associação dos Moradores do Silvio Pereira II (AMSPII).
Margareth Maria do Carmo Soares, viúva do homenageado, emocionou-se ao lembrar do legado de Waltinho. “Mesmo com o coração apertado, ficamos muito felizes com essa homenagem, que é merecida por todo o trabalho e dedicação dele ao bairro”, disse.
Serviço – UBS Silvio Pereira II
Endereço: Rua Dezenove, 04
Funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 16h
Mín. 22° Máx. 32°